História de Uruana

Uruana, situada às margens do Rio Uru, foi fundada em 1938, no local onde um ano antes foi levantado um cruzeiro, por José Alves de Toledo.
A região de terras férteis e matas frondosas constituía estímulo para a agricultura. Atendendo a convite do fundador, vieram de Minas Gerais, Bahia e de várias regiões do estado de Goiás famílias para colonizar o lugar.

Em 20 de janeiro de 1940, José Alves de Toledo, depois de construir uma ponte sobre o Rio Uru para facilitar o escoamento da produção, fez doação de alqueires de terras de sua fazenda à Arquidiocese de Goiás para a formação do patrimônio.

Com a construção da rodovia federal para a Colônia, o povoado de Uruana recebeu os benefícios dessa importante via de transporte, tornando-se líder na marcha para o Oeste, com alta produção de cereais e expressivo rebanho bovino.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Uruana, pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Jaraguá.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Uruana figura no município de Jaraguá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Uruana, pela Lei Estadual n.º 132, de 14-09-1948, desmembrado de Jaraguá. Sede no antigo distrito de Uruana. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal n.º 134, de 29-11-1963, é criado o distrito de Uruíta e anexado ao município de Uruana.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Uruana e Uruíta.

Pela Lei Municipal n.º 179, de 17-10-1966, é criado o distrito de Uruceres e anexado ao município de Uruana.

Em divisão territorial datada de 1-XII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Uruana, Uruíta e Uruceres.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.